Extrusoras Rosca Simples MVK

Performance, produtividade, eficiência e retorno sobre investimento de seu equipamento

As extrusoras Maverick asseguram maior potencial de produção com a mesma energia disponível. Esta maior capacidade produtiva é resultado do sistema de transmissão de potência e do exclusivo desenho de helicoides das roscas e espirais das camisas do canhão do extrusor. A combinação da altura do helicoide, do perfil do passo das roscas e do ângulo efetivo do helicoide otimiza a conversão da energia mecânica em calor através da fricção, ao mesmo tempo reduzindo os danos causados pelo cisalhamento.

 
FOTO ROSCAS (4)
 

Componentes do canhão – rosca, camisas e anéis de cisalhamento – são manufaturados com ligas metálicas especiais de aço inoxidável de propriedade intelectual Wenger. O resultado é uma maior resistência ao desgaste, aumento da vida útil do canhão e significante reduções na manutenção do extrusor e nos custos operacionais.

Transmissão por polia e correia, com velocidades fixas que depende do requerimento de energia mecânica específica na aplicação (kW/Ton)

EXTRUSORAS MVK
Mais eficiência disponível para maior produtividade

Maverick Series MVK® Extrusoras Rosca Simples
Especificação de Produção Horária

Relação Padrão de Comprimento sobre diâmetro (L/D) de 11.2:1 são oferecidos com os Extrusores
Relação de 13.1:1 está disponível sob consulta
ModeloDiâmetro de RoscaPotência do MotorCapacidade Nominal*
MVK-6K165 mm150 kW (200HP)3750-6000 kg/hr
MVK-10K216 mm275 kW (300HP)7500-10000 kg/hr

*As produções máximas indicadas na tabela acima são tipicamente de alimentos extrusados e expandidos seco para cães, com densidade aparente de 350 g/L e 22% de proteína. Produção real e requerimento de potência dependem da fórmula, especificação do produto, configuração do canhão extrusor. A MAVERICK garantirá a capacidade do sistema após o projeto e as fórmulas serem apropriadamente avaliadas.

Principais Benefícios

  • 30 a 50% em aumento de capacidade produtiva.
  • Melhoria do controle dos atributos de textura do produto.
  • Maior eficiência na utilização da energia mecânica.
  • Melhora do controle da densidade aparente do produto.
  • Menor custo por tonelada produzida.
  • Menor sensibilidade ao desgaste dos componentes.
  • Melhor desempenho no processamento de dietas com altas taxas de carboidratos.
  • Menor custo de produção.
  • Modelo disponível somente com transmissão de polia e correia.
  • Alto custo benefício.
  • Silo Vivo de Alimentação e Rosca Alimentadora

    Silo (1)

    Silo cilíndrico construído e elaborado todo em aço inoxidável e com uma rosca alimentadora de velocidade variável garantem um fluxo uniforme e constante de qualquer material granular ou farináceo ou misturados ao extrusor. O controle de fluxo gravimétrico através de células de carga é opcional.

    Condicionador Cônico HSC (High Shear Conditioner)

    condicionador maverick (1)
    HSC2 (1)

    Permite a hidratação e o aquecimento prévios controladas das receitas secas através da adição de vapor (ou água ou suspensões de carne) antes de adentrar ao canhão do extrusor.

    Além da melhora na palatabilidade e qualidade do produto, existe uma grande redução dos custos operacionais, resultante de menor desgaste dos componentes do canhão do extrusor e de um menor requerimento de potência por tonelada produzida.

    Componentes Adicionais


    faca maverick (2)
    faca maverick 2 (1)

    Conjunto de Matriz de Corte

    Permite rápida e precisa troca e ajuste do sistema de corte e matriz, minimizando o tempo de setup entre produtos diferentes em forma e tamanho. O sistema de corte é montado sobre a matriz de forma a distribuir o desgaste da lâmina sobre toda sua área.


    APC (1)

    Sistema de Controle Automatizado (APC)

    Controla a partida, a operação e a parada do sistema. Regula a produção do extrusor, as temperaturas do processo e adição de líquidos, além de monitorar integralmente todas as operações pós-extrusão requeridas para otimizar a fabricação do produto.

    Componentes Opcionais


    Dispositivo Controlador de Energia Mecânica Específica (BPV)

    Montado no final do extrusor, antes da matriz final, permite ajustes on-line da tensão de cisalhamento e energia mecânica específica objetivando ao controle das características do produto extrudado que incluem: tamanho e uniformidade da estrutura celular, definição da forma, gelatinização dos amidos, densidade aparente e absorção de líquidos.

    Armário de Utilidades (Rack)

    Complemento ao extrusor, o Armário de Utilidades faz o controle de regulagem de vazão e pressão com o objetivo de afinar o processo de extrusão. O fluxo de água e de vapor são fornecidos através desse equipamento.

     
    Maverick disponibiliza ao mercado uma linha de equipamentos standard e retrofit (substituição somente da extrusora), mantendo os princípios de seriedade confiança e qualidade dos equipamentos fabricados pelo Grupo Wenger, tendo como diferencial a flexibilidade nos negócios.